quarta-feira, outubro 21, 2009

ola!salama mohavô!velkommen til Norvegia!


Eu , José, Carla, Mokas - Eu a partir e eles a chegarem...Maputo,Out 2009

olá minha gente!


Escrevo-vos novamente depois de algum tempo a comunicar através da ajuda de outrém, com notícias fresquinhas.

A verdade é que já não estou em Nacala, nem tão pouco em MOçambique, nem mesmo em África. Por agora voltei para a Noruega e passo a explicar porquê.

Embora as fotografias não o demonstrem, o meu trabalho em Nacala, estava longe de se resumir à difícil tarefa de melhorar o meu bronze e adormecer nas águas quentes do Índico. Estes eram os momentos em que podia tirar algumas fotografias para vos mostrar a beleza da Nacala.
Por incrível que pareça creio que fui à praia tantas vezes como os dedos que tenho numa mão, ora porque não tinha companhia e não podemos ir sozinhos, ora porque está, de facto, a trabalhar no ou para o Colégio.

Aconteceu que o meu corpo não gostou dos limites impostos:
- Lariam a fazer das suas com febres, dores no corpo e diarreia;
- Calor a deixar-me com imensa sonolência;
- Filtro de água a deixar águinha com cor, sabor e gosto;
- Comida boa mas pouco variada e demasiado diferente dos meus costumes europeus

E a minha mente e o meu coração seguiram o mesmo rumo...
- Época de chuvas ainda pra vir e com ela mais bicharada e mais perigosa e mias calor e mais humidade...
- Com Lariam há figadeira semanal e sem Lariam...malária de caixão à cova?
- Dependência dos estados de humor do sinal da Mcel para me ligar à internet, para telefonar...para me sentir ainda conectada aos meus!
- Tudo difícil, tudo longe...tudo lento...demasiado para os meus hábitos e para alguém que detesta perder tempo...

Tudo isto rodopiou na minha cabeça durante vários dias e, entre prós e contras decidi que dava a experiência por temporariamente terminada.
Digo temporariamente porque também me apercebi que não quero voltar a ter um bela e confortável trabalho de escritório das 9 às 18 e que quero de facto continuar de alguma forma a trabalhar em trabalho humanitário.
Foi indubitavelmente enriquecedora e marcante..tão marcante que me fez ver o que quero fazer daqui para a frente!

Assim, decidi voltar à minha escola Norueguesa, arrumar as minhas tralhas, pegar no meu apêndice romeno e rumar a umas férias à beira Mar Negro por tempo indeterminado. No entretanto, entre muitas fotos e vários passeios turísticos e aprendisagem de romeno, procuraremos o trabalho/voluntariado para os futuros tempos.
O Colégio?Nacala?De certo não esquecerei nem tão pouco esquecerei que quero continuar a ajudar o Colégio e os fantásticos pequenos adultos que por lá andam a espalhar alegria e esperança! Celsio, Albertina, Benedita, Salvador e outros tantos que não vos mostrarei aqui ( por não ter esse direito) mas que espero voltar a ter notícias!

Por agora é tudo...
Quando tiver melhor internet colocarei aqui fotografias!

Tata!