Finalmente dou noticias!
Cá estou em Nacala e está tudo ok. A viagem até cá foi longa e merece por si só uma boa descrição, mas ficará para outra altura.
Cheguei a Nacala na segunda-feira passada. Tem sido mais difícil do que eu pensava conseguir adaptar-me. A comida, o calor, bicharada por todo o lado, as condições da casa, enfim tudo ajuda a que se leve mais tempo a fazer a mínima coisa e é necessário readaptarmo-nos.
A nossa casa fica muito bem localizada e tem uma vista maravilhosa para a praia. Por dentro, não tem muitas condições mas, para o padrão de vida de Muzuane ou até mesmo de Nacala, já é um luxo: temos cozinha, casa de banho, pratos, copos, talheres, mesas, enfim coisas que grande parte da população aqui não tem.
O dia começa cedo, por volta das 6 da manhã ou ainda mais cedinho como hoje: acordei às 5:30. As rotinas da manhã:
- acordar e pôr o repelente porque o sol ainda não está muito alto e os mosquitos ainda se sentem no ar;
- sair da cama com o cuidado de não abrir a rede mosquiteira;
- tirar a roupa para vestir sem esquecer de fechar todos os zips para as aranhas não entrarem;
- vestir-me e ir ferver a água para o café e para armazenar no filtro (para termos sempre água pronta a beber)
- por a frigideira a torrar o pão
- não por nada fora do frigorifico antes de estar tudo pronto no fogão senão as formigas e as moscas atacam a comida!
- como cá fora com o sol já a queimar e aproveito para escrever-vos este texto! J
- não me posso esquecer de meter um pouco de água na loiça para a bancada da cozinha não ficar cheia de formigas. Se tiver tempo, lavo a loiça com água do balde.
- lavo a cara e os dentes com água do balde
- saio para a escola, onde tenho de estar às 8 da manhã
Pois é, aqui toda a rotina tem em consideração a bicharada…a casa tem de ser bem limpa todos os dias, a comida toda (incluindo massas, arroz, etc) fica sempre dentro do frigorífico ( temos 3 amigos ratos que nos visitam durante a noite J ), a água normalmente não corre nas canalizações e tudo é feito com água de balde, a comida tem de ser bem desinfectada e bem cozinhada, etc
Também para aceder aos bens essenciais não é fácil, primeiro porque não temos tanta variedade de comida (por exemplo não se consegue arranjar queijo e o leito não é dos melhores) e segundo porque a cidade ainda fica longe porque não temos carro, e implica ir de chapa e demorar umas horas até voltar a casa.
Por agora não vou ter acesso à Internet com frequência. O sítio onde podemos aceder é na Escola de Professores do futuro (EPF), que fica a 10 min da minha escola.podemo-nos ligar lá, na sala de professores, mas a net é por cabo e é lenta. Quando estiver mais adaptada, vou tentar comprar uma daquelas pens que são net para pelo menos 1 vez por semana falar com a família e os amigos sem estar condicionada.
De resto, que mais dizer: a escola é um exemplo até mesmo para as escolas portuguesas ( A Mena ia ficar excitadíssima se conhecesse) eos meus colegas de trabalho (os professores) são muito simpáticos comigo. Já estou a começar a entrar no ritmo de trabalho e tenho imensas coisas para fazer porque sou portuguesa e posso ajudar a elaborar documentos e a ajudar os professores a preparar os alunos par os relatórios finais de estágio (sou importante! Lol). No nosso telhado temos um casal de esquilos muito simpático e normalmente nas paredes de fora da casa temos lagartos amarelos ou de cauda azul que se alimentam dos insectos que por lá andam (conseguimos ver a natureza em acção!). Numa das nossas árvores temos um casal de macacos mas ainda não os vi. De resto, cobras, escorpiões e aranhas grandes também ainda não apareceram…
Família e amigos, por agora é tudo!
Muitos beijinhos a todos e não fiquem preocupados porque estou bem!
Vou dando noticias sempre que possa. Com certeza depois de estar mais adaptada terei um horário mais certo e mais tempo para falar convosco com mais frequência.
Beijnhos e adeus! (ou como dizem aqui em Emacua, Tata!)
1 comentário:
Diana
Espero que estejas bem e feliz.
Seja qual for a tua decisão,desejo que corra tudo pelo melhor.
Um beijo e uma abraço apertadinho!
Helena
PS-Quando me contas as tuas aventuras?
Enviar um comentário