segunda-feira, outubro 27, 2008

Adeus e Olás! BB Birmingham

Olá minha gente!

Sim eu sei não dou noticias nenhumas imenso tempo!
Não me querendo desculpabilizar (mas fazendo-o) por esse facto, só vos digo que as condições por aqui não têm sido as mais adequadas para a boa utilização desta ferramenta do séc. XXI (Internet) e, por outro lado, embora as vezes possa parecer, não ando de férias:)

Terminada a desculpabilização (que não existiu), deixem-me então tentar finalmente actualizar isto e contar-vos as novidades sem vos importunar demasiado.

Começarei pelas despedidas e pelas boas vindas, que é como quem diz, por listar as pessoas que se foram embora e as que entraram entretanto.

Esta casa e o programa, do ponto de vista de sociologia, não é assim tão diferente do fenómeno que se vive numa qualquer Big Brother´s House: vivemos na mesma casa que estas pessoas e provavelmente, para muitos, muitas mais horas de contacto do que as que temos com a nossa família quando estamos em casa. Tomamos o pequeno-almoço juntos, vamos trabalhar juntos, jantamos juntos, fazemos as tarefas domesticas juntos e passamos o tempo livre quase sempre juntos. Por isso por aqui os bons sentimentos (e os maus) desenvolvem-se a um ritmo avassalador.

A juntar a isto temos um programa que inclui trabalhar 7 horas por dia 5 dias por semana, mais 2 horas de tarefas domesticas 6 dias por semana mais 1 dia de estudos com pesquisa de temas e apresentações.

Desta mistura pode-se ter os seguintes resultados:
1) A sintonia perfeita entre pessoas (entre colegas e entre alunos e professores) e uma óptima produtividade;
2) O choque de opiniões, inadaptação e desanimo.

Se normalmente o ambiente possui um pouco de ambos, por vezes o 2º vem...e fica.

Foi o caso de 3 colegas nossos: Josef, Orsi e Katalin.

O Josef desistiu do programa porque não se sentia satisfeito com o seu funcionamento e desconfiava da fiabilidade e honestidade da organização. Não o censuro. Tem os seus argumentos e não são de todo idiotas..Ainda não tenho tempo suficiente de casa para perceber o funcionamento de todos os pequenos detalhes mas, bom, do que já conheço e percebo, vejo que alguns procedimentos não são os melhores mas, estão longe de ser uma grande lavagem de dinheiro ou qualquer coisa semelhante. Se algumas coisas nos cabe a nós tentar mudar, outras temos que aceitar como parte de um habito mais enferrujado que demorará bem mais tempo a mudar do que aquele que passamos cá. E percebi que me importam 2 coisas para me manter no programa:
1) Que os meus princípios basilares ( para lá de diferentes culturas, ou hábitos ou modos de vida) não sejam afectados;
2) Que o dinheiro que a organização tem seja verdadeiramente aplicado nos projectos e que eu o possa utilizar no meu local de trabalho quando for para lá.

Se estas 2 premissas se mantiverem, creio que o resto depende da minha força de vontade, capacidade de tolerância e adaptação e, à boa maneira portuguesa, capacidade de desenrasque!

A 2ª pessoa que desistiu foi a Orsi, também pelas mesmas razões:a duvida na honestidade da gestão do programa e por incompatibilidade com a nossa professora. Também não a censuro. Se comigo tivessem ocorrido as situações que a levaram à desistência não sei qual seria a minha reacção.. Mas a verdade é que não ocorreram, não sei se por sorte de a "boss" gostar de mim, se por passar despercebida ou se por ter uma personalidade diferente da Orsi.
As ultimas noticias dizem que a Orsi vai voltar ao programa, depois de matar saudades da familia e rencontrar a energia que a fez começar esta aventura. Irá directamente para a Noruega trabalhar e encontrar-nos-emos por lá em Fevereiro! Assim espero!
A Katalin também desistiu após uma confusão de comunicação que a fez perder o voo para a Noruega e a fez ter uma valente discussão com a "boss". Mais uma vez, compreendo-a mas, creio que não tomaria a mesma posição..Deixei demasiadas coisas que gostava em Portugal porque senti agora era o tempo de concretizar em vez de pensar, de testar e de finalmente conhecer, finalmente me conhecer e conhecer o mundo em que vivemos. Por isso, para mim, esta experiência não pode parar por estas dificuldades, pois foi exactamente para as enfrentar que me propus a fazer isto. E estas são as pequenas e quero conhecer as maiores... e conseguir ultrapassa-las.

Espero manter contacto com estes 3. Cada um à sua maneira deram-me sorrisos e isso não tem preço.

Outra pessoa que deixou a casa foi a nossa gigante Agne. A Agne deixou-nos por problemas de saúde que não podiam ser resolvidos com a brevidade necessária para manter o programa. Mas sei que o tempo que esteve cá lhe fez bem e nos fez bem. Que tudo corra bem à nossa Paisagista é o que espero:)

Beijinhos meninas e abraço menino!

Obrigada!

2 comentários:

Carla Verdasca disse...

epá não andas de férias? pelos relatos julagava que andavas com uma água de coco na mão!!!

Diana disse...

de côco na mão? isso é lá pelas tuas bandas menina! Por aqui so se for com hot choc ou black coffe:)