domingo, setembro 28, 2008

Vida de "GAIA course student"

A ideia do GAIA course é permitir aos alunos que pretendem começar o programa na Noruega ganhar o dinheiro suficiente par o fazer. Como?

Bom, os alunos participam/trabalham no sistema de recolha e triagem de roupas e sapatos.
O sistema funciona assim:

O leafleter distribui os leaflets todos os dias, em diversas zonas de Coventry e Birmingham.Os condutores distribuem-nos por diversos pontos (Meating points) e marcam uma hora para nos irem recolher.

Nos leaflets está indicado o dia de recolha das roupas. Por exemplo, na Segunda podem-se distribuir leaflets a dizer que iremos passar naquela zona Next coming Wednesday. Então, na próxima quarta-feira as nossas carrinhas (1 mini-bus e 2 carrinhas) passam no local a recolher.

O 3º passo é transportar as roupas até ao armazém (que se encontra a cerca de 2 horas de viagem de Birmingham) onde são triadas, empilhadas e colocadas em sacos, para depois serem vendidas nas lojas da Humana.

Os estudantes podem escolher entre 4 trabalhos:

- leafleting
- co-driver e driver
- armazenamento

O meu trabalho actual é fazer leafleting. Só algumas pessoas vão para o armazém e tem sido a nossa "chefe" Annie Marie a escolhê-las. Ser driver implica ter carta de condução e mais de 25 anos.Ser co-driver também é definido pela chefe.

Como é que ganhamos dinheiro/créditos:
- Por cada saco recolhido os leafleters ganham 1 pound. Temos de fazer no total 2650 pounds. O que dá qualquer coisa como média de 35 sacos por dia para conseguir atingir os objectivos.
- Por cada dia de armazém temos direito a 40 sacos.
- Por cada dia de driver e co-driver temos direito a 40 sacos.

O que acontece normalmente é que começamos por fazer o trabalho de leafleters e depois, se começarmos a não conseguir a atingir os objectivos (porque conseguir ou não o nº de sacos depende da vontade das pessoas) então passamos a ser co-drivers ou vamos para o armazém. A hipótese de ser driver fica só para quem tem carta e pelo menos 25 anos.

Querem rir-se um bocadinho?
Eu, Diana, vou ter de conduzir..aqui..um--mini-bus..em..Inglaterra!! Onde tudo é o contrário, o transito é ridiculamente mau e..eu tenho de conduzir!!!
OK vou ter de fazer isto mas a chefe ja me disse que obviamente não o faço sem ter uma data de aulas com um dos meus colegas, que ja conduz bem por estas bandas.
Familiares e amigos, não se preocupem, vou tentar fazê-lo mas com o maior dos cuidados!:)

Para já não sei muito bem como vão os meus resultados de sacos, mas são com absoluta certeza inferiores aos necessário..Num bom dia conseguimos 20 ou 25 sacos. Conseguir 35 por dia vai ser impossível. Por isso quero tentar ser driver, porque com essa função consigo equilibrar e atingir os resultados.

Bom, dicas de leafleter por estas bandas:
1) Nunca em situação nenhuma colocar os dedos dentro da caixa de correio: este ingleses são malucos!! têm cães raivosos a nossa espera do outro lado da porta, que não rosnam e de repente lamçam-se contra a porta!!cães suicidas!!
2) Dobrar o leaflet em 4 partes para que fique mais forte e seja mais fácil entrar na caixa de correio ( pura física..afinal serve para alguma coisa!)
3) Fazer sempre o mesmo lado da estrada: andar a fazer as casas da direita e da esquerda alternadas faz-te perder tempo. Faz-se 1º todo o lado esquerdo da área e só depois o direito na vinda para cá. Optimiza-se tempo e não nos perdemos no percurso.
4) Ir sempre às casas que estão afastadas. A probabilidade de ninguém ter ido (existem mais 24 companhias/organizações a fazer o mesmo que nós!) é bem maior e consequentemente, maior será a possibilidade de sacar alguns saquitos!

(Quem diria que distribuir panfletos tinha ciência hum?)

Como é o quotidiano de um leafletter?
6:30 - acordar
7:30- pequeno-almoço
8:00 - pegar no mapa, estudar a minha zona (melhor caminho possível) e pegar nos leaflets e mete-los na minha lancheira adaptada a panfletos
8:15 - partida
A Magda, minha compincha portuguesa, à saida de casa para leafleting

9:30 / 10:00 - chegada ao meting point e inicio do leafleting

Já cá faltava o belo do taxi inglês
Tipico bairro em Coventry. São todos assim, ricos ou pobres.
Só varia o tipo de materiais. Por aqui não se conhecem prédios.
Até os bairros sociais são vivendas!


13:00 paragem em qualquer local para comer a nossa frutinha, beber água e descansar as pernas por 10 minutitos
16:00/17:00 - fim do leafletting e ida pra casa
chegados a casa temos as nossas tarefas domésticas a cumprir:


E pronto, assim se passa um dia!
Cansativo, mas passa-se:) Basta chegar a casa, pôr música, meter alguém a tentar dançar samba ou falar português e pronto, qualquer cansaço ou má disposição evapora-se!
Aqui é impossivel estar mais de 5 minutos cansada ou irritada!

Sem comentários: