terça-feira, maio 19, 2009

Depois de 1 semana de Fundraising...

Ok so, back to the track!

Na semana passada foi semana de Street Fundraising. Escolhemos ir todos pra Trondheim e assim não perder o dinheiro da cloth colection que semanalmente fazemos lá.

O bangalow onde ficamos
O nosso bangalow habitual..com vista pro fiorde

Alugamos mais um bangalow no camping em que costumamos ficar e partimos na terça-feira para nos juntarmos aos elementos da equipa que já lá estavam desde a semana anterior a fazer cloth colection.

A semana correu assim:
Na quarta-feira estava um sol lindo de morrer e quente como já não sentia há meses e...não fiz nada..nem tentei!
Fiquei a conhecer a cidade e a disfrutar de um belo relvado verdinho junto ao Canal e a sentir a pele a queimar com o sol de chapa...hummmmmmmmmmmm...Boooooooommmmmm


Na quita-feira..bom...não foi muito diferente...desculpem-me mas não consigo fazer esta treta de ir ra rua pedir guito ao pessoal em troca de revistas da instituição....mas em contrapartida o Sundae que comi estava fabuloso!!!! E saquei uma fotos fixes da Magda e da Orsi!

Na sexta estava de consciencia tão pesada que fui fazer cloth clection com a Alexandra pra area de Trondelag. Correu bem e fez-se sem grandes esforços. Tinhamos a semana toda pra fazer aquilo e distribuimos a recolha por mais dias. Tivemos tempo para um pausa para almoçar num cimo de um monte...com vista para o fiorde...lindo de morrer como de costume..:)

No sábado tinhamos um evento ao qual queriamos ir pra tentarmos fazer fundraising. O Roserborg jogava com uma equipa pequena de uma terriola perto!Depois de laurear a pevide pela cidade, às 15:30 encontramo-nos todos para irmos pró estádio.
Estádio engraçado ..mas nada que se compare à grandiosidade do estádio do Benfas ou até mesmo do Porto ou do Sporting:)
Nós bm que queriamos pedir uns guitos mas...este Noruegueses são tão ricos que...não andam com moedas! Ou levam o cartão de crédito ou, para os jogos, usam um cartão que passam nos quiosques para poderem comprar as bebidas e comidas sem pagar em dinheiro vivo.

Anyway, deu para voltar a ver imensa gente e para tirar umas fotografias engraçadas:)
Descobri finalmente como funcionava aquela tradição das calças de cores diferentes e das batas que os miudos andavam a usar. Basicamente eles são finalistas do secundário e durante este mês de Maio são reis e rainhas na Noruega. Andam a passear-se com umas calças largas cheias de frases e desenhos e batas brancas todas assinadas. O código de cores é:
Calças pretas: fizeram 2 anos de secundário
calças vermelhas: 3 anos
calças azuis: fizeram economia
calças verdes: fizeram ciências/ambiente

Depois têm uns cartões, tipo cartões de apresentação de profissional, que distribuiem a toda a gente que queira! Consegui pedir uns quantos! Hehehehe

No final do jogo não tinhamos dinheiro mas tivemos uma ideia porreira! Olhamos à nossa volta e era só latas e garrafas de plástico por todo o lado...e na Noruega recebe-se $ por praticamente todas as garrafas que se recolhe e se leva aos supermercados...
Por isso as 5 meninas (eu, Magda, Daiva, Nika e Alex) metemos maõs à obra, pedimos uns sacos pretos e TOCA DE RECOLHER LATAS!
Não sei quanto ganhamos com isto mas ainda foram uns bons NOK:)

No ultimo dia, Domingo, era o dia nacional da Noruega:) Ainda fomos a Trondheim mas estava um trânsito terrível ( quer dizer..terrivel para os padrões noruegueses porque seria qualquer coisa como Lisboa em hora de ponta). Toda a gente sai à rua, vestidos com os fatos tradicionais e em todo o lado há bandeirinhas da Noruega.

E pronto assim se passou uma semana..:)

P.S. - Num desses dias a Daiva fez anos e descemos até à praia (rochosa) para jantarmos. Em Trondheim por esta altura já não há noite e o sol põem-se as 23 horas. Todos se foram embora e fiquei só numa rocha, em total silêncio, a olhar um longo e contínuo céu laranja, azul e violeta, majestoso, calmo... utópico. De quando em vez um peixe saltava para sear. Numa pequena rocha no meio do fiorde a sombra mexia-se ao sabor da suave corrente das águas.O cheiro a algas matava-me saudades da minha infância. O guincho das gaivotas a esvoaçar as águas recordava-me o meu país num dos quentes dias de Verão. Perdi-me no tempo, embrulhada nestes estímulos. Olhei o relógio e eram 0:25. O sol lá continuava..por detrás das montanhas..deixando aquele misto de cores no céu. Marquei involuntariamente aquela imagem na minha cabeça e no meu coração. Nunca mais a vou esquecer, uma dádiva da Natureza que tive o prazer de sentir. Takk.

1 comentário:

Carla Verdasca disse...

já estive aí!! eh eh eh beautifull place :)